Quais os critérios?

por Michel Gralha | 13/07/2020

Estamos vivenciando o maior efeito manada de todos os tempos

A vida em sociedade requer uma série de adaptações. Não podemos fazer tudo o que queremos, sob pena de descumprimento de regras sociais e legais. Nos últimos meses, acrescentemos mais elementos: os novos impedimentos políticos, causados por medidas concretas dos governantes brasileiros, sobre assunto “desconhecido”, pautados por parcela de profissionais e pesquisas que traduzem o que eles querem ouvir. Combinação bombástica, quando por trás do discurso há vidas a serem preservadas. Aliás, vidas que sempre são únicas; não precisamos discutir o óbvio.

Pois bem, nisto tudo o “fique em casa”, use máscara, feche o seu estabelecimento, viva de “sei lá o quê” e não produza, foi respeita- do por muitos. Alguns por concordância e outros por receio de penalidades pelo todo poderoso Estado e seus órgãos fiscalizatórios. O preço disso tudo ainda não sabemos, mas é possível imaginar. Agora, o que foi feito até hoje e tudo de que abrimos mão têm que ter uma razão e uma lógica muito claras! Então, em meio ao pico de contaminação, libera- ramo futebol. Por mais singelo que esse ato possa parecer, tudo vem abaixo, não pode ser verdade! E a preocupação dos políticos com a saúde? Com as vidas? E os hospitais lotados? Então, tecnicamente, ingressar em uma loja, academia ou escritório, a dois metros de distância de outras pessoas, sem nenhum contato físico, não pode, mas treinar e jogar pode? Qual o sentido? Realmente chegamos ao limite do absurdo e da falta de critério. No início da pandemia, treinos proibidos; no pico, treinos e até jogos liberados?! E a preocupação com a saúde dos cidadãos? Se realmente isso fosse o foco, independentemente de pressão, o futebol não retornaria. Estamos vivenciando o maior efeito manada de todos os tempos. Seja para o bloqueio, seja para a liberação. Escolham outra desculpa para justificar interesses políticos; a covid, depois do que fizeram com o futebol, não pode ser. Trata-se da velha política de pão e circo. Liberaram, com todo o respeito, o circo, só esqueceram de liberar o pão, e essa falta matará muito mais do que a pandemia.

Michel Gralha

Fundador do escritório Zavagna Gralha Advogados, é especialista nas áreas de Direito Societário, M&A e Direito Empresarial. Após oito anos de atuação em escritórios de advocacia, foi Head do Departamento Jurídico na Lojas Renner, onde também exerceu cargos de Secretário do Conselho de Administração e do Comitê de Remuneração.
Ver mais posts
de Michel Gralha

ANPD publica modelo de registro simplificado de operações de tratamento de dados pessoais para agentes de tratamento de pequeno porte
por Equipe LGPD
23/06/2023
Ler mais Ler mais

Sempre há tempo!
por Michel Gralha
05/06/2017
Ler mais Ler mais

RECEITA FEDERAL REGULAMENTA BENEFÍCIO DE REDUÇÃO A ZERO DAS ALÍQUOTAS DO IRPJ, CSLL, PIS E COFINS DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE RETOMADA DO SETOR DE EVENTOS (PERSE)
por Zavagna Gralha
11/11/2022
Ler mais Ler mais